Buscar
  • beesoflove

Lançamento do livro ‘Ana Botafogo: palco e vida’: um dia inesquecível

Atualizado: Set 3

Sessão de autógrafos foi no Theatro Municipal do Rio de janeiro

Georgia Buffara, Ernani Ernesto Fonseca e Ana Botafogo | Fotografia: Vera Donato


Alegria, descontração, fraternidade e amor à arte marcaram o lançamento do livro “Ana Botafogo: palco e vida”, que o Instituto Bees of Love, a bailarina e seu pai, o médico cirurgião Ernani Ernesto Fonseca, lançaram na quarta-feira (1º), no Theatro Municipal do Rio. A obra foi escrita por Ernani, aos 95 anos, a partir de uma extensa pesquisa sobre a carreira da filha.

Animado por apresentações de música e dança, o evento, com mais de quatro horas de duração, foi um enorme sucesso. Mais da metade da tiragem do livro (de 500 exemplares) foi vendida. A data foi escolhida por se tratar do Dia da Bailarina.

Voluntários do Bees of Love, amigos e admiradores de Ana, meninas que fazem escolinha de balé e frequentadores do teatro (atualmente fechado, por conta da pandemia da Covid-19) participaram da tarde de autógrafos, realizada no boulevard da Avenida 13 de maio, que é aberto.

O lançamento adentrou a noite, e teve apresentações do grupo de choro Chorinho Compartido, dos músicos Sofia Ceccato (flauta) e Simon Béchemin (fagote), das cantoras Carla Rizzi e Fernanda Misailidis, do violinista Willian Isaac e dos pianistas Maria Teresa Madeira e Cyrano Morena, além de performances da bailarina Liana Vasconcelos. Os presentes se deleitaram com os números artísticos especialmente escolhidos para a ocasião.

Parte da renda com a venda do livro - que prossegue - será destinada à reforma da maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, mais uma importante ação social do Bees of Love. O Instituto foi fundado há dois anos, e conta apenas com doações de colaboradores para manter suas atividades filantrópicas.


Georgia com abelhas do Bees of Love | Fotografia: Vera Donato


Sonho realizado

O lançamento, que seguiu os cuidados necessários por conta da pandemia, foi a realização de um sonho, diz Georgia Buffara, presidente do Bees of Love, e estreitou ainda mais os laços do Instituto com Ana. A parceria começou em 2019, quando a entidade promoveu uma gala solidária no teatro em prol da cortina do palco, tendo Ana como apresentadora.

“São vários sonhos: do pai, da Ana, essa bailarina maravilhosa, e do Instituto. Estamos de volta ao Theatro Municipal, um lugar tão especial da cidade do Rio, e que está fechado. Este livro é uma dose de amor em dobro: do pai pela filha e da filha pela arte do balé”, disse Georgia.

“Estamos felizes de poder viver este momento e de ajudar a maternidade do Miguel Couto, que precisa muito deste apoio da sociedade civil. Vamos dar mais dignidade às mulheres que dão à luz lá. O amor é a resposta para tudo”, completou.

Georgia com Ana, seu Ernani e o diretor da maternidade do Miguel Couto,

André Ardilha | Fotografia: Vera Donato


Ana se enterneceu com o carinho e com o fato de lançar o livro em sua segunda casa - ela está celebrando 40 anos de Municipal (são 45 de carreira no total). “É uma alegria enorme estar aqui com todos vocês. Tinha que ser aqui. Agradeço muito o carinho de todos os que vieram”, declarou a bailarina, que assinou cada livro ao lado do pai, dando atenção individual a todos da fila de autógrafos.

Ernani, que mergulhou numa pesquisa alentada sobre toda a trajetória da filha nos últimos 15 anos, depois de passar a vida toda a acompanhando pelos palcos, estava radiante. “Estou extremamente emocionado, muito feliz com a beleza deste evento. É um momento inesquecível”, declarou o médico, chamado ao microfone pelo apresentador do evento, Manoel Francisco.

Georgia com Ana, seu Ernani e abelhas | Fotografia: Vera Donato

Registro para a eternidade

Baseada em recordações, registros da imprensa e no trabalho cuidadoso do autor, a publicação reconstrói momentos marcantes da vida pessoal e profissional da primeira bailarina, como o protagonismo em espetáculos clássicos, como “O lago dos cisnes”, “Giselle”, “Coppélia” e “O quebra-nozes”, entre muitos outros.

A vivência de quatro décadas no mais importante teatro do Rio está impressa em nada menos do que 908 páginas. “Proponho contar a história que ainda não foi contada e que, presumivelmente, jamais seria, pois, em grande parte, pertence ao acervo exclusivo de minhas recordações e de minha vivência”, conta ele no prefácio.

“O que sei, o que vi, o que senti e o que muitas vezes deduzi da vida particular e artística de minha filha, durante os anos em que eu e sua mãe a acompanhamos quase dia a dia”, escreveu ainda.

O Instituto Bees of Love atua em várias frentes sociais. Na pandemia, graças a doações de colaboradores, entregou mais de 70 toneladas de alimentos a quem mais precisa. A entidade decidiu destinar boa parte dos recursos advindos do livro sobre Ana Botafogo para a maternidade do Miguel Couto por esta se tratar de uma das mais importantes do Rio.


O setor atende a cerca de 200 mulheres por mês, moradoras de comunidades como Rocinha, Vidigal e Rio das Pedras, e precisa modernizar as instalações.

Marcelo Misailidis e Dani Uebe, indispensáveis

ao evento | Fotografia: Vera Donato


Quer comprar o livro? Entre em contato com Romero, pelo telefone (21) 99977-9396


Quer fazer parte da corrente solidária do Bees of Love? Saiba como doar aqui.



19 visualizações0 comentário