Buscar
  • beesoflove

Outubro Rosa alerta para prevenção ao câncer de mama

Conscientização sobre a doença pode levar ao diagnóstico precoce e à cura


Crédito: Pexels

No ano de 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. O mês de outubro é usado anualmente para apontar que a conscientização e a prevenção podem salvar vidas. O Instituto Bees of Love também entrou nesse movimento de alerta, estimulando o autoexame e a procura por um médico quando necessário.

O Outubro Rosa chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce, quando há maiores chances de cura. De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos de câncer de mama descobertos no início podem ser curados. Os exames preventivos de rastreamento são essenciais para descobrir a doença antes de sua progressão.

É importante também ter cuidados diários com a saúde. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 13% dos casos de câncer de mama em 2020 poderiam ser evitados com a redução dos fatores de risco, como má alimentação, consumo de álcool, excesso de peso, não aleitamento materno e inatividade física.


Saber detectar alterações suspeitas na mama é fundamental. O INCA orienta as mulheres a fazer a observação regular para identificar sinais como: nódulo endurecido e geralmente indolor, alteração na simetria da mama, pele da mama avermelhada ou retraída, alterações no mamilo, nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas.


Lembre-se: a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.


Confira mais informações sobre o câncer de mama neste vídeo disponível no Canal do Youtube do INCA.


3 visualizações0 comentário